Núcleo de Arte Sacra
30 de março
17h00
O Brilho do Barroco: A música de Georg Philipp Telemann e Giuseppe Torelli
No dia 30 de março, às 17h00, o Museu Carlos Machado recebe mais uma edição dos Clássicos no Museu, com um concerto dedicado à música barroca. O evento terá lugar no Núcleo de Arte Sacra - Igreja do Colégio dos Jesuítas, com um programa centrado na obra de Giuseppe Torelli e Georg Philipp Telemann.
Giuseppe Torelli (1658-1709) foi um dos pioneiros do concerto grosso e do concerto para solista, contribuindo para a valorização do trompete enquanto instrumento solista. O seu Concerto em Ré Maior para trompete, cordas e baixo contínuo demonstra o brilho e a imponência do instrumento, com passagens técnicas exigentes e diálogos entre solista e orquestra.
Georg Philipp Telemann (1681-1767), um dos compositores mais prolíficos do barroco, também compôs para trompete, explorando a sonoridade do instrumento em peças como o Concerto para trompete, cordas e baixo contínuo. A sua escrita combina a solenidade do trompete com linhas melódicas fluídas, características do barroco alemão.
O concerto contará com a participação do Ensemble de Cordas, que acompanhará o trompetista Hugo Araújo, natural da Vila da Povoação. Em destaque estará também a violinista Ana Oliveira. A direção musical será do maestro Amâncio Cabral, titular da Sinfonietta de Ponta Delgada.
Uma produção da Quadrivium – Associação Artística, em colaboração com o Museu Carlos Machado, com o apoio da Direção-Geral das Artes.
O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Arte Sacra
Horário de Funcionamento
3 de abril
Núcleo de Santa Bárbara
15h30
6 de abril
17h00
Núcleo de Arte Sacra