Clássicos no Museu

Núcleo de Arte Sacra

27 de abril

21h00

No próximo domingo, 27 de abril, às 21h00, o Museu Carlos Machado acolhe mais uma edição do ciclo Clássicos no Museu, que desta vez apresenta a ante-estreia do filme musical "O Mistério do Arquipélago Flutuante", da autoria de Zeca Medeiros. A sessão decorrerá no Núcleo de Arte Sacra – Igreja do Colégio dos Jesuítas.

Esta produção da Palco de Ilusões, em parceria com a Quadrivium - Associação Artística, conta com música, argumento e realização do próprio Zeca Medeiros. O filme nasceu do imaginário onírico do autor e representa um projeto de resiliência que começou a ser idealizado em 2019, antes dos cenários de pandemia e guerras que marcam os nossos dias. A obra traz uma forte mensagem de paz e esperança em tempos de incertezas.

O guião original foi sendo adaptado mediante as condições de produção e outras circunstâncias ao longo dos anos. Após uma desafiadora busca de financiamento durante a pandemia, quando qualquer iniciativa se tornava incerta, a produção conseguiu iniciar as filmagens em agosto de 2022.

No elenco, destacam-se as interpretações de David Medeiros no papel de protagonista, juntamente com Pilar Silvestre, Filipa Gomes, Luísa Alves, Filipa Pais e o próprio Zeca Medeiros. A direção de fotografia e edição ficou a cargo de Francisco Rosas, com som de Tiago Rosas.

A Quadrivium não só acolheu a produção em dois extensos períodos de filmagens no seu armazém 8, como também promove agora a ante-estreia da obra, integrando-a na iniciativa mensal Clássicos no Museu. O projeto contou com o apoio financeiro da SPA, Direção Regional da Cultura e Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Como refere o próprio Zeca Medeiros na sinopse do filme, em tempos de estranhas incertezas, o registo otimista desta obra pretende ser uma mensagem de esperança para o país e para o mundo.

A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala.

Outras Notícias

foto do item

Subscrever newsletter

foto do item

Diário de Bordo Cultura Açores

O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.

foto do item

25 de Abril, sempre

Núcleo de Santo André

foto do item

Pimenta da Terra – Tempero Micaelense

Núcleo de Santo André

foto do item

Cântico de Cor | A Espiritualidade em Domingos Rebêlo

Núcleo de Santa Bárbara

foto do item

Limbo 2.0

Núcleo de Santo André

foto do item

Arqueologia, do Convento ao Museu

Núcleo de Santa Bárbara

 

foto do item

Requinte e Delicadezas. A Coleção de Maria Jovita Negalha.

Núcleo de Arte Sacra

foto do item

Núcleo da Autonomia dos Açores

Horário de Funcionamento

foto do item

Alto da Rocha do Canto da Baía

Núcleo de Santo André