Concerto de Flauta e Piano
20 julho
18h00
Núcleo de Arte Sacra
No dia 20 de julho de 2025, pelas 17h00, realiza-se no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado um Recital de Flauta e Piano, integrado no ciclo Música no Museu 2025.
O programa inclui obras de C. W. Gluck, J. M. Leclair, G. Enescu, L. Delibes, C. Griffes, C. M. Widor e F. Doppler, interpretadas por Inês Alves e Helena Silva (flauta transversal) e Ana Filipa Sousa (piano).
As intérpretes têm desenvolvido atividade regular em contexto de recitais, concursos e projetos orquestrais, no país e no estrangeiro, com formação em instituições como a Haute École de Musique de Genève, a Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), o Conservatório Regional de Ponta Delgada e a Academia Nacional Superior de Orquestra.
Entrada livre.
Biografias
Helena Silva (Flauta Transversal)
Iniciou os seus estudos musicais em 2011, na Academia de Música de Viana do Castelo, na classe da professora Sílvia Cancela. Posteriormente, em 2021, ingressou na Escola Profissional Artística do Alto Minho, na classe da mesma professora.
Ao longo do seu percurso académico, participou em diversos estágios de Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica, tendo trabalhado com maestros como Alberto Roque, Délio Gonçalves, David Fiuza, Rita Castro Blanco, Javier Viceiro, Ivan Meylemans e Victorien Vannosten.
Teve oportunidade de realizar diversas masterclasses, contactando com inúmeros flautistas de renome, entre eles Francisco Barbosa, Adriana Ferreira, Ana Ferraz, Vasco Gouveia, Nuno Inácio, Michel Bellavance, Silvia Careddu, Julien Beaudiment, Sebastian Jacôt, Emily Beynon, Sibel Pensel e Felix Renggli.
Participou em diversos concursos, nomeadamente no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, Paços Premium, Zodiac International Music Competition, Concours Jeunes Solistes e Dutch International Flute Competition. Foi premiada na 7ª edição do “Prémio Ilda Moura”, na 1ª edição do Concurso “ScalaFlauta” e na 5ª edição do Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho.
Foi ainda distinguida na categoria de Música de Câmara na 10ª e 11ª edição do Concurso IdipsuMúsica, onde integrou um quarteto e um sexteto de flautas, respetivamente.
Atualmente, prossegue os seus estudos na Haute École de Musique de Genève, na classe do professor Michel Bellavance.
Inês Alves (Flauta Transversal)
Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos, no Conservatório Regional de Ponta Delgada, no ano letivo 2014/2015, na classe do professor Yuri Pankiv. Entre 2015 e 2023, foi aluna da classe da professora Sílvia Oliveira.
Ao longo do seu percurso académico, participou em masterclasses orientadas pelos flautistas Ana Maria Ribeiro, Gil Magalhães, João Lourenço, Marina Camponês, Nuno Inácio, Joana Correia, Francisco Barbosa, Herlânder Sousa, Adriana Ferreira, Ricardo Carvalho, Ana Ferraz, Mafalda Carvalho, Löic Schneider e Beatriz Baião.
Participou em diversos estágios promovidos por orquestras, entre elas a Orquestra de Sopros do Médio Tejo, Orquestra do Distrito de Braga e Orquestra XXI, sob a orientação dos maestros Paulo Martins, Borja Quintas, Válter Palma, Jan Wierzba, Adrián Ronda Sampayo, José Eduardo Gomes, Élio Leal, David Fiuza, Martim Sousa Tavares, Luciano Pereira e Dinis Sousa.
Foi solista em abril e junho de 2023, com a orquestra de sopros e a orquestra sinfónica do Conservatório Regional de Ponta Delgada, sob a direção dos maestros Válter Palma e Juan Maggiorani.
Foi premiada no Concurso Internacional de Música de Gondomar, Concurso Jovem.Com, 6ª e 9ª edição do Prémio Ilda Moura, 1º Concurso de Interpretação Arpejo Editora, XV Concurso Luiz Peter Clode, Prémio de Flauta "Jovens Talentos", VII Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva e 11.º Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho.
Recebeu também o Platinum Prize no "Berlioz International Music Competition", em março de 2024. Em música de câmara, foi laureada com o 1º prémio no 2.º Concurso Margarida Magalhães de Sousa e na 11.ª edição do Concurso IdipsuMúsica.
Atualmente, frequenta a Escola Profissional Artística do Alto Minho – ARTEAM, na classe de flauta da professora Sílvia Cancela, e integra a Orquestra Sinfónica ARTEAM sob a direção dos maestros Javier Viceiro e Diogo Costa.
Ana Filipa Sousa (Piano)
Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Paredes, onde estudou com os professores Marta Vieira e Marco Oliveira. Posteriormente, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana, no curso de Piano para Música de Câmara e Acompanhamento, na classe do professor Alexei Eremine, onde concluiu a licenciatura.
Realizou também Mestrado em Pedagogia do Instrumento e Mestrado em Ensino da Música. Frequentou masterclasses com os professores Marco Oliveira, Liudmila Roschina, Filipe Pinto-Ribeiro e Michel Portal (este último na vertente de Música de Câmara).
Estudou com Marco Oliveira, Filipe Pinto-Ribeiro, Alexei Eremine e Artur Pereira na classe de piano, com Cesário Costa, Paul Wakabayashi e Paulo Pacheco em música de câmara, e com Anna Tomasik e Yan Mikirtumov em leitura e acompanhamento.
Apresentou-se com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra da Costa Atlântica, Orquestra Con Spirito e com instrumentistas como Pierre Dutot.
Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara, em duo com trompete (Diptyque Duo), duo de pianos (Duo Vchetireruki), entre outros agrupamentos.
Atualmente, é pianista acompanhadora e professora de piano na Escola de Música de Esposende e na ARTEAM, em Viana do Castelo.
O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Arte Sacra
Horário de Funcionamento
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santo André
Inauguração
Mercado a Cores
8 de julho
10 julho - 21 setembro