Música no Museu 2025

6 de novembro

20h30

Núcleo de Arte Sacra

Integrado no programa "Música no Museu 2025", realiza-se o concerto "Entre Ilhas e Canções" no próximo dia 6 de novembro, às 20h30, no Núcleo de Arte Sacra. Este evento musical ocorre no âmbito do 30º Aniversário da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) , das V Jornadas de Investigação da APCP e das I Jornadas Internacionais de Cuidados Paliativos dos Açores.

O concerto "Entre Ilhas e Canções" surge da iniciativa de quatro enfermeiras da região. Além da sua atividade profissional, elas dedicam-se, enquanto agentes culturais, à interpretação e divulgação da música portuguesa e açoriana.

As vozes de Helena Oliveira, Raquel Dutra, Bárbara Moniz e Maria João Branco levarão o público numa viagem musical pelas diferentes ilhas dos Açores. Este evento foi pensado para prestar tributo aos muitos autores que têm contribuído para o panorama artístico e cultural da região, desde o povoamento até às últimas décadas. O repertório incluirá poemas de Natália Correia, Antero de Quental, Armando Côrtes-Rodrigues, António Melo Sousa e Mário de Sá Carneiro. Serão também interpretados temas de Aníbal Raposo, Carlos Frazão, Luís Alberto Bettencourt, Luís Gil Bettencourt, Manuel Medeiros Ferreira e Zeca Medeiros, entre outros. A missão do concerto é transmitir "a expressão de um povo, a sonoridade das ilhas e o amor por esta terra".

Intérpretes e Músicos
Vozes:

Helena Oliveira 
Raquel Dutra 
Bárbara Moniz 
Maria João Branco 


Conceção do Projeto e Produção:
Helena Oliveira 

Acompanhamento Musical:
Carlos Frazão: Piano e Direção Musical 
Mike Ross: Contrabaixo 
Ricardo Melo: Viola da Terra

 

Biografias

Helena Oliveira (Conceção do Projeto/Produção/Voz, Ponta Delgada) Possui formação musical e vocal pelo Conservatório de PDL e diversas formações em artes performativas. A sua discografia inclui álbuns como "Amanhã" (2001) , "Helena Cant'Autores Açorianos" (2007) , "Do nosso Canto" (2010) e "Cravos d'Aqui e d' Acolá" (2025). Participou em bandas sonoras de filmes como "A Viagem" e "A Antropóloga". Realizou duetos com artistas como Nuno Bettencourt, Uxia, Vitorino, Zeca Medeiros e Aníbal Raposo. Recebeu o prémio Açores Música 2006 (melhor voz feminina da RAA).

Raquel Dutra (Voz, Ponta Delgada) Iniciou a sua carreira a solo em 2007 como intérprete de fado, focando-se na valorização da música lírica e tradicional açoriana. Frequentou o Conservatório Regional de Ponta Delgada em guitarra clássica (2000/2001). Desde 2020, desenvolve formação em canto sob orientação da soprano Carmen Subica. Integrou o Estúdio de Ópera do CRPD. Atualmente, é solista da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada e lidera o quarteto musical Raquel Dutra, dedicado ao cancioneiro açoriano. A sua discografia inclui "Cantos do Mar e da Terra" (2012).

Bárbara Moniz (Voz, Ponta Delgada) Começou a cantar aos 13 anos e iniciou-se no fado em 1998, em eventos privados e restaurantes em São Miguel. Frequentou o Curso de Técnica Vocal no Conservatório Regional de Ponta Delgada (2001). Realizou concertos a solo nas festas das Sanjoaninas e participou em espetáculos em várias ilhas dos Açores, Madeira, Tenerife e Canadá. Foi convidada para os projetos "Perfume das Ilhas" e "Maquilhage". Atualmente, faz parte do elenco de fadistas da Casa do Bacalhau (Casa de Fado) em Ponta Delgada.

Maria João Branco (Voz, Ponta Delgada) Natural de Ponta Delgada , iniciou os estudos musicais em 2003 no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde concluiu o 8.º grau de Canto. Frequentou classes de Técnica Vocal, Formação Musical, Italiano, Coro e Jazz. Colaborou com a Fundação do Gil , a Orquestra Ligeira da Lagoa, o Coro Johann Sebastian Bach e o Coro Litúrgico do Coral de São José. Em 2017, participou como solista no Festival Internacional "Voices for Peace" em Assis, Itália.

Carlos Frazão (Direção Musical e Piano, Ponta Delgada) Iniciou os estudos de piano no Conservatório de Ponta Delgada, tendo estudado paralelamente viola baixo. Compõe bandas sonoras para diversos filmes e séries televisivas. Desenvolve trabalho na área da composição, orquestração e produção artística de edições discográficas e acompanha ao piano artistas do panorama regional e nacional.

Michael Ross (Contrabaixo, Texas) Natural do Texas, EUA , formou-se na North Texas State University. Trabalhou como contrabaixista com o 'bandleader' Stan Kenton (1974-75), atuando nos EUA, Canadá e Reino Unido. Vive em Portugal desde 1976 e em São Miguel desde 1985. Foi tubista da Orquestra Sinfónica da Radiodifusão Portuguesa (1979-1985) e professor da primeira Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. Foi professor do Conservatório Regional de Ponta Delgada. Atualmente, toca com a Sinfonietta de Ponta Delgada.

Ricardo Melo (Viola da Terra, Furnas) Iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde concluiu os cursos de Formação Musical e de Viola da Terra. Concluiu o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2011). É docente de Educação Musical do quadro da Escola EBI de Capelas. Atualmente, está requisitado pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde leciona Viola da Terra.

Outras Notícias

foto do item

Subscrever newsletter

foto do item

Cântico de Cor | A Espiritualidade em Domingos Rebêlo

Núcleo de Santa Bárbara

foto do item

Arqueologia, do Convento ao Museu

Núcleo de Santa Bárbara

 

foto do item

Núcleo da Autonomia dos Açores

Horário de Funcionamento

foto do item

Instalação expositiva – Comemoração dos 50 anos da Universidade dos Açores

Núcleo de Santo André

25 de julho - 9 de janeiro

 

foto do item

Turdus Merula - du ciel silencieux

Núcleo de Santo André

9 de outubro - 15 de março

foto do item

Mês das Almas

Núcleo de Santo André

1 a 31 de novembro

foto do item

MUSEUTALKS - Dilemas da Arqueologia: da recolha em campo à incorporação museológica

28 de novembro

15h00

Núcleo de Santa Bárbara

foto do item

CLÁSSICOS NO MUSEU

30 de novembro 

17h00

Núcleo de Arte Sacra