Festival Além Mar

Quarteto Cibele

18 fevereiro às 18h00

Núcleo de Arte Sacra

O Aurum et Púrpura – Núcleo de Criação Artístico apresenta a primeira edição do Festival “Além Mar”, a acontecer entre 2 e 18 de fevereiro de 2024 nas ilhas de São Miguel, Pico, Faial e Flores, com o apoio da República Portuguesa – Cultura | DGARTES – Direção-Geral das Artes, Direção Regional dos Assuntos Culturais | Cultura Açores, Museu Carlos Machado, Museu da Horta, Museu das Flores, Museu do Pico, Câmara Municipal da Horta, Igreja do Carmo e Conservatório Regional de Ponta Delgada e Antena 2.

O Festival afirma, como principal missão, a orientação de um diálogo cultural e social interatlântico, fazendo convergir a expressão musical das ilhas com a do continente português. Demonstra, no sentido desse foco, uma tipologia e programação totalmente inovadoras e únicas na região que intervém, criando, para além da programação de concertos, oportunidades de formação para público geral e especializado. Ao longo da sua duração, se apresentarão diferentes formações e artistas, entre os quais o Musurgia Ensemble, em colaboração com o Quarto Tom, o quarteto de clarinetes 4.1, o organista António Pedrosa e o quarteto Cibele.

“Além Mar” tem também, como intuito, dar a conhecer o repertório português na sua variedade histórica e estilística, aglomerando grupos musicais e recitais que exploram desde a Música Antiga à Música Contemporânea, passando pelo repertório instrumental e vocal.

 

Quarteto Cibele

18 de fevereiro de 2024 | 18h00

Igreja do Colégio dos Jesuítas, Ponta Delgada

O Quarteto Cibele foi fundado em 2019 na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Este é formado pelas violinistas Catarina Barbosa e Inês Prado Costa, violetista Joana Silva e violoncelista Gabriela Peres. Desde o início da sua formação o Quarteto Cibele tem apostado em masterclasses , workshops e festivais internacionais com grandes personalidades do panorama musical, tendo-se apresentado em concertos em Portugal, Bélgica, Países Baixos, Itália e França. Em 2021 o Quarteto foi selecionado para participar no “Orlando European Summer Course for Chamber Music” ‘em Kerkrade, Países Baixos, onde tiveram o privilégio de ter Masterclasses com Shunske Sato, Peter Brunt, Henk Guittart, Anna Yanchishina, Peter Karetnikov, Xenia Gamaris, Larissa Groeneveld, Michael Gees e Mikhail Nemtsov. Já em 2022 participaram na “International Residency for young string quartets” organizado pela “Casa del Quartetto” em Reggio Emilia, Itália, onde estrearam “Sedimenti” de Giulia Lorusso e “Parsifal Vorspiel” de Luca Antignani. Aqui foram orientadas pelos ilustres quartetos “Kuss” e “Diotima”, tendo posteriormente sido convidadas por este último a fazer parte da “Diotima Academy” que teve lugar na Cité Musical de Metz, França, tendo estreado a obra “Streichquartett” de Johannes Burgert. Também neste ano tocaram no concerto inaugural do “Festival Milano Musica 2023” em Milão, Itália.

 

Programa

Gerson de Sousa Batista (1988 - )

Restauradas (2022)

 

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)

Quarteto de Cordas nº14 “Primavera” em sol maior, K. 387 (1782)

I. Allegro vivace assai

II. Menuetto

III. Andante cantabile

IV. Molto allegro

 

Maurice Ravel (1875 – 1937)

Quarteto de Cordas em fá maior (1903)

I. Allegro moderato – très doux

II. Assez vif – très rythmé

III. Très lent

IV. Vif et agité

 

Este concerto representa um trajeto entre o passado e o presente, fazendo o ouvinte colocar o tempo em perspetiva através de paisagens sonoras variadas. A primeira obra a ser interpretada é “Restauradas” de Gerson Batista, composta em 2022. É uma ode ao presente, a que o passado nos trouxe, que se desenrola por um diálogo simbiótico entre elementos de diferentes épocas, que procuram transcender o tempo. Voltando ao passado, segue-se o Quarteto de cordas n.14 em Sol Maior K.387 de W. A. Mozart, intitulado de “Primavera”. Foi composto em 1782 em Viena e é um dos quartetos dedicados a Joseph Haydn, compositor considerado o “pai dos quartetos de cordas”. Terminamos este trajeto com o Quarteto de Cordas em fá maior de Maurice Ravel, composto em 1902 dedicado a Gabriel Fauré. Esta obra é caracterizada pelo uso de efeitos tímbricos e rítmicos ricos que culminam numa narrativa musical contrapontística complexa.

 

Consulte aqui o booklet do Festival Além Mar

 

Outras Notícias

foto do item

Subscrever newsletter

foto do item

Diário de Bordo Cultura Açores

O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.

foto do item

Cerâmica Azul e Branca

Núcleo de Santo André

foto do item

25 de Abril, sempre

Núcleo de Santo André

foto do item

ADÁGIO de Tomaz Borba Vieira

Núcleo de Santa Bárbara

foto do item

“Laudalino da Ponte Pacheco, o fotógrafo que estava lá”

Núcleo de Arte Sacra

foto do item

Cagarros Assembly: A Jangada

Núcleo de Santo André

foto do item

Pimenta da Terra – Tempero Micaelense

Núcleo de Santo André

foto do item

"10 anos/15 edições" CulturAçores

16 outubro

18h00

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

foto do item

Encontro com Tomaz Borba Vieira

Atividade Cancelada