Núcleo de Santa Bárbara
O Museu Carlos Machado inaugurou no dia 8 de junho, às 15h00, no Núcleo de Santa Bárbara, a exposição "Adágio", do Pintor Tomaz Borba Vieira. A exposição reúne as suas últimas obras realizadas entre 2019 e 2023.
A exposição estará patente até 27 de outubro.
Nota biográfica:
Tomaz Borba Vieira, nasceu em Ponta Delgada, em 1938. Educador, Pintor, Escritor, Dinamizador Cultural, estudou Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa; Arte Mural na Academia de Belas Artes de Florença; Pedagogia na Universidade de Lisboa e Ciências da Educação (MA) na Universidade de Boston.
Patenteou a sua obra em exposições individuais e coletivas. Foi Docente no Ensino Técnico, Preparatório, Secundário, Superior (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e Departamento de Educação, Universidade dos Açores) e foi formador de professores. Proferiu palestras e publicou artigos, sobre questões de Educação e de Arte, Prefaciou Exposições de Novos Artistas e apresentou obras de alguns dos principais artistas açorianos na RTP Açores, em 1989. Organizou a Exposição “OS SENTIDOS”, com colaboração da Fundação C. Gulbenkian e do Governo Regional dos Açores, na igreja do Colégio em Ponta Delgada (1989). Integrou a Comissão Organizadora da Exposição “The window on the Azores”, como Curador Convidado da Bermuda National Gallery, Hamilton, em 1999 e “Modern Art Museum,” New Bedford, em 2000. Fundou o Centro Cultural da Caloura em 2005 e foi-lhe atribuída a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Publicou “Herdar Estrelas” (novela), em 2000; “Degrau de Pedra (contos) em 2003, com ilustrações de Luís França; ”O Carcereiro da Vila” (contos), 2008; “Navegação Interior” (contos), em 2013; “O Lugar da Maçã (contos), em 2019; “O Lado de Cá”(contos), selecionado para o “Plano Regional de Lei[1]tura, em “2021”; “Nariz de Santo” (contos), em 2022, todos estes com ilustrações do autor. Está representado no Museu de Ponta Delgada (Museu Carlos Machado), Arquipélago e Museu de Angra do Heroísmo, na Fundação Calouste Gulbenkian e nas coleções do Governo Regional dos Açores e da Comissão Europeia.
O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santo André
Núcleo de Santa Bárbara
Núcleo de Santo André
Núcleo de Arte Sacra
22 dezembro
17h00
Inauguração
20 de dezembro
18h00
Núcleo de Santa Bárbara
28 de dezembro
17h00
Núcleo de Arte Sacra