ADÁGIO de Tomaz Borba Vieira

Núcleo de Santa Bárbara

O Museu Carlos Machado inaugurou no dia 8 de junho, às 15h00, no Núcleo de Santa Bárbara, a exposição "Adágio", do Pintor Tomaz Borba Vieira.  A exposição reúne as suas últimas obras realizadas entre 2019 e 2023.

A exposição estará patente até final de setembro.

Nota biográfica:

Tomaz Borba Vieira, nasceu em Ponta Delgada, em 1938. Educador, Pintor, Escritor, Dinamizador Cultural, estudou Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa; Arte Mural na Academia de Belas Artes de Florença; Pedagogia na Universidade de Lisboa e Ciências da Educação (MA) na Universidade de Boston.

Patenteou a sua obra em exposições individuais e coletivas. Foi Docente no Ensino Técnico, Preparatório, Secundário, Superior (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e Departamento de Educação, Universidade dos Açores) e foi formador de professores. Proferiu palestras e publicou artigos, sobre questões de Educação e de Arte, Prefaciou Exposições de Novos Artistas e apresentou obras de alguns dos principais artistas açorianos na RTP Açores, em 1989. Organizou a Exposição “OS SENTIDOS”, com colaboração da Fundação C. Gulbenkian e do Governo Regional dos Açores, na igreja do Colégio em Ponta Delgada (1989). Integrou a Comissão Organizadora da Exposição “The window on the Azores”, como Curador Convidado da Bermuda National Gallery, Hamilton, em 1999 e “Modern Art Museum,” New Bedford, em 2000. Fundou o Centro Cultural da Caloura em 2005 e foi-lhe atribuída a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Publicou “Herdar Estrelas” (novela), em 2000; “Degrau de Pedra (contos) em 2003, com ilustrações de Luís França; ”O Carcereiro da Vila” (contos), 2008; “Navegação Interior” (contos), em 2013; “O Lugar da Maçã (contos), em 2019; “O Lado de Cá”(contos), selecionado para o “Plano Regional de Lei[1]tura, em “2021”; “Nariz de Santo” (contos), em 2022, todos estes com ilustrações do autor. Está representado no Museu de Ponta Delgada (Museu Carlos Machado), Arquipélago e Museu de Angra do Heroísmo, na Fundação Calouste Gulbenkian e nas coleções do Governo Regional dos Açores e da Comissão Europeia.

Outras Notícias

foto do item

Subscrever newsletter

foto do item

Diário de Bordo Cultura Açores

O Diário de Bordo Cultura Açores já se encontra disponível nos Núcleos de Santa Bárbara, Santo André e Arte Sacra do Museu Carlos Machado.

foto do item

Do Tempo e das Nuvens

Núcleo de Santo André

foto do item

Cerâmica Azul e Branca

Núcleo de Santo André

foto do item

25 de Abril, sempre

Núcleo de Santo André

foto do item

“Laudalino da Ponte Pacheco, o fotógrafo que estava lá”

Núcleo de Arte Sacra

foto do item

Clássicos no Museu

28 julho

17h00

Núcleo de Arte Sacra